IX Encontro da Família Giaretta de Erechim e Paulo Bento

Realizou-se no último domingo (01 – 10) na localidade de São João Giaretta, Paulo Bento o IX Encontro da Família Giaretta, com a presença de descendentes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e outros estados. Representando o Município de Paulo Bento o Prefeito Pedro Lorenzi e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Carlos Alberto Dall Agnol.

Giaretta era um termo antigo que significava “amigo fiel e leal”. Ter um Giaretta significava ter um amigo com quem você poderia sempre contar, que nunca lhe abandonaria e daria amizade e apoio mesmo nos momentos difíceis.

  Um pouco da história da família Giaretta por Carlos Alberto Giaretta.

Tudo começou na Itália, na cidade de Montegaldella, com o nascimento do meu avô Luigi Emiliano Giaretta no dia 28 de julho de 1877. Para chegarmos até ele, no entanto, precisamos voltar um pouquinho na história...

Luigi era filho de Pietro Giaretta e Justina Peruzzo Giaretta, meus bisavós, que vieram da Itália para o Brasil com quatro de seus filhos – entre eles, Luigi. O que se sabe é que na Itália estavam enfrentando grandes dificuldades e, em virtude disso, decidiram partir rumo ao Brasil. Para iniciar a vida por aqui, trouxeram uma quantidade considerável de ouro, mesmo sendo proibido.   

O Bisavô Pietro faleceu prematuramente. Segundo relatos, durante a viagem ao Brasil ele passou mal, parece-me que era febre amarela. Assim, em pouco tempo faleceu, e sem muita opção, jogaram seu corpo no mar. O mesmo aconteceu com um filho.

A Bisavó Justina chegou ao Brasil com seus  filhos: Pierina, Rosa e Luigi Giaretta, meu avô. Junto também veio um amigo chamado Valim, que era vizinho na Itália.

Ao chegarem, se estabeleceram no desvio Giaretta. A intenção era trabalhar na agricultura e sabe-se que a bisavó Justina abriu uma casa de comércio nesse local, o qual, por conta disso, passou a se chamar desvio Giaretta.

Com o passar do tempo, a Bisavó casou com esse amigo Valim, e nesse relacionamento tiveram uma filha que se chamava Tereza. Tereza, quando cresceu, casou-se com Jacondo Giacomazzi.

A Dona Pierina, que era filha da Bisavó casou se com Antônio Dalanhol.

Com o ouro que trouxe para o Brasil, a Bisavó Justina comprou muitas terras aqui por perto. Mais tarde, elas foram herdadas por Pierina, por meu avô Luigi Giaretta e por Tereza. Como podemos observar, as terras do Giacomazzi, Giaretta e Dalanhol são todas próximas.

Luigi, após alguns anos, se casou com Leonora Bacin e os dois vieram morar em São João Giaretta. Sabe-se, também, que o vô Luigi abriu serrarias – uma no Toldo e em outras localidades.

Todavia, com o passar dos anos, ele faleceu. Leonora também veio a falecer cedo.

Como não possuíam muita renda, aos poucos alguns pedaços de terra foram sendo vendidos e hoje pertencem a outras famílias.

Luigi Emiliano Giaretta e Leonora Bacin casaram-se aos 16 dias do mês de fevereiro  do ano de 1901 na cidade de Veranópolis.

Luigi casou-se com 23 anos de idade e na época era carreteiro de religião católica.

Sua esposa, Leonora Bacin, casou-se com 18 anos, a sua profissão era serviços domésticos e era natural da província de Treviso, na Itália.

Luigi Giaretta nasceu em Montegaldella, Vicenza, Itália, aos 28 de julho de 1877.

Luigi Emiliano Giaretta faleceu com 52 anos de idade no dia 05 de dezembro de 1929 às dez horas da manhã, em sua residência. Na época a cidade de Erechim era chamada de Boa Vista de Erechim. Na certidão de óbito, a causa da morte consta como meningite traumática, porém, pelo que se sabe, o motivo da morte foi outro. Quem fez a declaração de óbito foi Ambrósio Giaretta, seu filho. Meu avô foi enterrado no cemitério da Capela São João, linha três seção cravo. Na época do falecimento, Luigi era industrialista e deixou 14 filhos. Eram eles: Elisa de 28 anos, Pedro de 27, Oliva 25, Ambrozio de 24, Natalina de 23, Ângelo Isaias de 21, Brigida Amélia de 20, Albina de 18, Ida 14, Olga de 12, Ibraulino de 9, Arlindo de 7, Idylia de 6 e Leonório de 3.

Essa é uma pequena parte da história da Família Giaretta que aqui se estabeleceu.

De toda essa volta no tempo, hoje temos aqui os frutos dessa história. Que hoje possamos unir novamente os laços da Família Giaretta e fazer valer o significado de amizade e companheirismo que nosso nome traz consigo.

Fonte: Família Giaretta / Carlos Alberto Giaretta

 

IX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo BentoIX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo BentoIX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo BentoIX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo BentoIX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo BentoIX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo BentoIX Encontro da Família Giaretta  de Erechim e Paulo Bento


  • Av. Irmãs Consolata esquina com Rua São José, s/n, – Centro - Paulo Bento/RS - CEP: 99718-000
  • cm@cmpaulobento.rs.gov.br
  • Fone: 54. 3613 0055
  • Atendimento de segunda à sexta-feira:
  • Turno único: das 07:00 às 13:00 horas.